Chega de pedir cerveja sem colarinho

Uma das frases que mais enervam quem trabalha, entende e se importa com cerveja é a irritante “sem colarinho, por favor”. Nessa hora você coloca a cara mais simpática possível e tenta explicar para a pessoa que a espuma faz parte da bebida, que ela é importante sim e que não, você não perde líquido para o creme. As vezes, adianta, muitas outras, não. Então vamos falar sobre o porque de você dever sempre querer aquela bela capa protetora no seu copo.

Toda cerveja deve formar espuma – Imagem de Photo Mix por Pixabay

O creme da cerveja é formado pelo CO² (gás carbônico), pela quantidade de proteínas que a bebida possui e por elementos do lúpulo. E toda cerveja deve formar espuma, pois ela é um elemento intrínseco da bebida. No entanto é natural que algumas tenham mais e outras menos colarinho, de acordo com a escola cervejeira de origem ou o estilo. Outro elemento que pode reduzi-la é o álcool em estilos com ABV muito elevado.

Para o que serve a espuma?

Além de fazer parte da bebida, a espuma tem funções importantes e por isso é sempre melhor que ela esteja no copo. Uma dessas funções é a de manter e liberar os aromas e sabores da bebida. Em uma degustação, é fundamental que esses elementos sejam preservados, para que se tenha a melhor experiência possível.

Aqui no Brasil a tendência do consumidor é querer que a cerveja esteja gelada. E esse é outro dos motivos para não servi-la sem espuma. O colarinho ajuda a manter a temperatura da bebida por mais tempo, sem grandes variações, e evita o aquecimento prematuro.

Outro motivo é proteger a bebida. O contato do líquido com o oxigênio pode gerar oxidação, o que causa aromas e sabores desagradáveis na cerveja. Com a espuma no copo, esse contato é evitado e se reduz a chance de gerar o off flavor.

Minha cerveja não formou espuma, o que aconteceu?

Existem alguns motivos para uma cerveja não formar espuma, muitos deles problemáticos. A bebida pode estar com algum defeito de fábrica. E as vezes, mesmo quando tudo foi feito certinho na produção, o envasamento incorreto, com má fixação da tampinha nas garrafas ou vedação defeituosa nas latas, deixam as cervejas flat. Mas o culpado também pode ser quem lavou o copo, pois se ele estiver sujo e com resíduos de gordura, batom ou detergente, pode acabar com o colarinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *