Beer Clean Glass Day – a importância de beber cerveja em copos limpos

Você sabia que o quarto sábado de abril é o Beer Clean Glass Day – Dia do Copo de Cerveja Limpo? Bem, na verdade começa a ser em 2019, em uma iniciativa lançada pelo Cicerone® Certification Program, que sugere que amanhã, 27, os cervejeiros chamem atenção para a importância de usar copos e taças corretamente lavados com a hashtag #BeerCleanGlass. E coincidentemente estava nos planos fazer um post sobre esse mesmo assunto, que já foi abordado em outros textos aqui, como esse com Cinco erros comuns ao servir cerveja.

Vamos começar pelo básico, que é o porque da importância de servir a bebida em recipientes limpos. A sujeira, ou uma lavagem mal feita, pode acarretar em má formação da espuma. O colarinho é relevante para manter a temperatura, liberar os aromas e proteger a cerveja da oxidação. Outro problema é que a sujeira pode afetar no aroma e sabor da bebida, o que atrapalha na degustação. Além disso, é esteticamente feio.

Custava lavar essa caneca antes de botar a cerveja nele?

Imagem de Henryk Niestrój por Pixabay

Como reconhecer um copo sujo

Existem sinais bem claros de que um copo está sujo ou mal lavado que podem ser vistos antes de servir a bebida. Marcas de batom – alias, fica a dica, usar batom na hora de beber cerveja afeta negativamente a espuma – ou de gordura, por exemplo, são fáceis de ver. Outros já são bem mais difíceis, como poeira. As vezes só um olhar bem atento para identificar. Resquícios de detergente também podem não estar na cara, mas são um problema.

Mas as vezes só percebemos o copo sujo depois da cerveja já estar nele. Sabe quando a parede do vidro ou cristal fica repleta de bolhinhas coladas nela, como um refrigerante? Pois é, significa que está sujo. E já que muitas vezes não se vê mesmo coisas como resquícios de gordura, batom, poeira e detergente, a solução é fazer a limpeza correta. Então vão aí algumas dicas:

Detergente: sempre use detergente neutro para lavar seus copos e taças, e isso serve para os de cerveja, vinho, whiskey e qualquer outra bebida.

Esponja: muita gente fala que se deve lavá-los antes do resto da louça. Sinceramente, tanto faz a ordem. O que vai fazer mesmo diferença é ter uma esponja exclusiva para eles. Acontece que a usada para outros utensílios fica com restos de alimentos e gordura, e isso vai passar para os copos e taças, que só vão parecer limpos.

Enxágue: primeiro, se você tiver água quente, use. Segundo, depois de lavar bem o copo é preciso enxaguar muito bem também, para não ficar nenhum resíduo de detergente.

Secagem: para secar o ideal é não usar pano de prato, que pode deixar resíduos e fibras do próprio tecido. O melhor é colocar o copo emborcado, de preferência em uma superfície vazada. Existem os bar mats, que são “tapetes” específicos para isso.

Lave novamente: sabe aquela bela taça que ficou guardada no armário por meses e que você resolveu tirar de lá para beber uma cerveja no fim de semana e fazer uma foto bonita para o Instagram? Bem, não vai adiantar nada ter seguido todas as regras acima, pois depois de semanas guardada, ela estará cheia de pó. Então, se vai usá-la depois de muito tempo, tem que lavar antes.

1 thought on “Beer Clean Glass Day – a importância de beber cerveja em copos limpos”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *