Degustação: Founders KBS 2016

img_20160906_200351Quando anunciaram que a Founders voltaria a ter suas cervejas comercializadas no Brasil a primeira coisa que pensei foi se a KBS (Kentucky Breakfast Stout) também viria. Afinal, o hype em torno dessa Imperial Stout com 12,4% de álcool e 70 IBUs feita com chocolate e café, e envelhecida por um ano em barris de carvalho usados para armazenar bourbon, é enorme. A cada ano, quando ela é lançada, cervejeiros fazem de tudo para por as mãos nela.

Bom, ela veio, mas em quantidade bastante limitada e os preços quase proibitivos logo fizeram a empolgação baixar consideravelmente. Então já estava naquele clima ‘se rolar, rolou. Se não rolar, beleza’. Até que o Hop Lab recebeu a Founders Week e lá estava a KBS plugada, pertinho de casa.

E a cerveja é tudo o que dizem dela. Não bebi versões anteriores, mas na 2016, ao menos on tap, os aromas de chocolate e carvalho são as notas que se destacam, com café, baunilha e o álcool na sequência, tudo muito bem inserido. Na boca a KBS é cremosa, com chocolate e café bem harmonizados. O dulçor do aroma volta no paladar, equilibrado pelo amargor.

Pensei em entrar na questão sobre se vale ou não a pena investir uma considerável grana numa garrafa de KBS, mas isso é bem relativo. A cerveja é definitivamente deliciosa, uma das melhores Imperial Stouts que já provei. Mas pensei duas vezes antes de pedi-la e existem boas opções no mercado, por preço menos salgado. Então, se tiver a oportunidade de experimentá-la e o custo não for fazer diferença pra você, a experiência sem dúvida será ótima. Se não tiver, beleza, tem outras Imperial Stouts maravilhosas para provar.

0 thoughts on “Degustação: Founders KBS 2016”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *