Seis tipos de copos de cerveja para ter em casa


São tantos tipos e formatos de copos e taças para cerveja que se for ter todos em casa pode até faltar espaço para guardar. Mas calma, pois apesar de ser legal ter uma bela coleção, não é preciso comprar um novo copo cada vez que chegar uma nova garrafa em casa. Selecionamos seis tipos para ter sempre em mãos que serão de grande ajuda.

1 – Taça ISO

A taça ISO é uma coringa e ideal para praticamente todos os estilos de cerveja. Seu formato, com fundo mais largo e corpo que afina até chegar na boca, é ideal para se analisar todos os elementos, desde a cor e formação de espuma até o aroma e sabor, pois ajuda a desprendê-los e direcioná-los para o nariz. É muito comum encontrá-la em alguns festivais voltados para a degustação e nos cursos de sommelier.

2 – Snifter

Para quem gosta de cervejas mais complexas, como Barley Wine, Imperial Stout e Porter, Wee Heavy, Strong Dark Ale, Doppelbock, entre outros, é bom ter uma taça snifter em mãos. Elas são as mesmas usadas para beber conhaque e têm um corpo largo e boca mais fechada, que auxiliam na liberação dos aromas da cerveja.

3 – Cálice

Cálices são muito comuns para cervejas belgas de abadia ou trapistas. Quase todas as cervejarias que se encaixam nessas classificações possuem o seu cálice próprio. Com boca larga, são ótimos para liberar os aromas condimentados e complexos de estilos como Dark Strong Ale, Golden Strong Ale, Trippel, Dubbel, Quadruppel, Saison, entre outros, e visualmente ficam muito bonitos, com toda a pujança do creme que essas cervejas costumam formar.

4 – IPA

O nome do copo já deixa claro: foi feito para beber India Pale Ales. Produzido inicialmente pela vidraçaria alemã Spiegelau em parceria com cervejarias dos Estados Unidos, hoje é reproduzido por diversas outras marcas. Ele possui uma base mais fina que se abre em um corpo largo, afinado na boca, para liberar os aromas dos lúpulos, grande estrela das IPAs.

5 – Weizen

Outro copo autoexplicativo, foi feito para se beber as tradicionais Weizenbier alemãs. E nada mais. É isso mesmo, esse copo só tem uma função mesmo, apesar de muita gente usá-los para colocar qualquer cerveja só porque são bonitos e grandes. Alto e comprido, com a boca larga, o copo de Weizen comporta 500 ml, o volume comum das garrafas alemãs. Ele é ideal para se admirar a turbidez característica dessas cervejas e comportar a bela formação de creme no topo, além de liberar o perfil aromático.

6 – Pint

Bem, a lista teria cinco copos e taças, mas como o nome desse blog é Um Pint de Quê?, ele não poderia ficar de fora. Não tem como ser cervejeiro ou cervejeira e não ter pint em casa. Copos tradicionais dos pubs, são um dos modelos mais emblemáticos para se beber cerveja. O legal do pint é a sua capacidade, que tradicionalmente fica em torno de 500 ml. Não tem como negar que um copo desses cheio de Stout, Porter, Bitter ou IPA é uma visão imponente.

Categorias:cerveja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: