Festival Brasileiro da Cerveja: saldo positivo, mas com problemas


Acabou a edição 2018 do Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau e já bateu saudade. Ao final dos quatro dias de evento ficaram tanto pontos positivos quanto negativos. Como sempre a confraternização entre consumidores e cervejeiros, o reencontro com amigos e as ótimas cervejas foram o destaque. Mas de outro lado viu-se uma queda no público, o boicote por algumas cervejarias e alguns deslizes na organização.

Pontos positivos

Vamos começar pelo que teve de bom, as cervejas. Entre os destaques, as ácidas estavam presentes em boa parte dos estandes e em diversos estilos. Além de Berliner Weisse, Sour/Wild Ale, Flanders Red Ale, Lambic e a aposta das catarinenses na consolidação da Catharina Sour, experimentos com estilos como Stout, IPA, entre outros, chamaram atenção.

Cervejas mais potentes e envelhecidas em barris e madeira também foram destaque nos estandes. Estilos como Imperial Porter, Imperial Stout, Robust Porter, Baltic Porter, Barley Wine, Quadruppel, Strong Dark Ale, tanto com uso de madeiras, barris de outras bebidas na maturação e ingredientes extras como café e chocolate, são alguns exemplos.

Uma coisa que chamou atenção foi ver boas cervejas de estilos clássicos, mais simples e equilibradas, que não são tão explorados por cervejarias artesanais brasileiras, ganharem espaço. Ao mesmo tempo é notório que as IPAs seguem fortes, com muitas opções em suas diversas formas.

Festival Brasileiro da Cerveja 2018 4

Cervejas ácidas em alta

Pisadas na bola

No geral o FBC foi muito bom, mas algumas coisas devem ativar o alerta da organização para o próximo ano. O principal problema ocorreu no sábado, quando o novo sistema de pagamento das doses de cerveja, feito com cartão, deu pau. Muita gente não conseguia pagar mesmo com saldo, outros não conseguiam recarregar os cartões e houve uma demora grande para se achar uma solução. E mesmo depois disso ele seguiu oscilando até o final, o que fez muita gente sentir saudades do “dinheiro” de papel que era usado até ano passado.

Também ficou claro tanto para quem participou de poucas edições quanto para quem vai anualmente para Blumenau que o público caiu bastante. Raramente um estande ficava cheio, mesmo nos mais disputados, o que acarreta em menos venda para os expositores.

Festival Brasileiro da Cerveja 2018 2

Cervejas envelhecidas também se destacaram

Destaques cervejeiros

É impossível beber tudo que se quer no Festival Brasileiro da Cerveja, então essa lista será bem sucinta, apenas com alguns rótulos que curti mais:

– Black Meth: versão da Black “Metal” IPA, clássico da gaúcha Maniba, maturada em barris da Red “Meth” Flanders. O resultado e diferente, com uma interessante mistura do torrado com acidez.

– Mercado Negro: ótima Sour Stout com framboesa, também da Maniba. A fruta junto com os aromas de café e chocolate amargo e uma acidez bem inserida fazem uma ótima composição.

– Oude Vache: entre os diversos rótulos experimentais da gaúcha Seasons esse foi o preferido. É a tradicional Green Cow, American IPA, envelhecida por dois anos em barris de Bourbon e com Brettanomyces.

– Funky Framboesa: Fruit Lambic da Tupiniquim, com bom aroma da fruta e notas suaves de aromas de couro esperado em Lambics.

– Goiabinha: Gose da Suricato com goiaba e hibisco, tem a fruta bastante presente no aroma e no sabor, com dulçor equilibrado por um leve salgado.

– Café Não Costuma Falhar: Imperial Porter com café da Suricato, estava ótima para quem não dispensa um cafezinho.

– Black Wine Rum Melaço: versão envelhecida em barris de rum de melaço da Barley Wine da Daoravida. Cerveja incrível com notas de torra mescladas com frutas secas como ameixa, frutas vermelhas, chocolate, com corpo alto e potência alcoólica agradável.

Festival Brasileiro da Cerveja 2018 5

Apesar dos problemas, Festival Brasileiro da Cerveja deixou saudade

Categorias:Festivais cervejeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: