Cinco estilos de cerveja para fugir do comum no verão


Estamos em pleno verão e esse clima é um convite para consumirmos uma cerveja refrescante e bem gelada. Mas isso não é desculpa para apelarmos para as Light Lagers sem graça que dominam o mercado. Há alternativas de estilos que são tão refrescantes quanto, e muito mais saborosas. Separamos alguns deles aqui para você experimentar e espantar o calor.

1 – Vienna Lager

Se você não quiser fugir muito do que já está acostumado, a Vienna Lager pode ser o estilo que procura. Originário da Áustria, esse estilo é focado no malte, com leves toques tostados, um amargor agradável, uma cremosidade agradável e um final seco são as principais características. Alguns bons exemplares fáceis de achar são a 1848, da carioca O Motim, a Bierland Vienna e a Brooklyn Lager.

O Motim 1848 Vienna Lager

2 – Berliner Weisse

Um estilo de cerveja que chamou atenção das tropas de Napoleão Bonaparte, que a batizou de O Champagne do Norte, precisa ser conhecido. As Berliner Weisses nasceram na cidade de Berlim, na Alemanha, e quase foram extintas, mas caíram no gosto dos cervejeiros artesanais de países como os Estados Unidos e tem crescido em popularidade no Brasil. Sua principal característica é a acidez lática, leve aroma frutado, corpo e álcool baixo, altamente refrescante. No Brasil há alguns bons exemplos, como a Taperebá e Umbu Brasilien Weisse, da RockBird, a Sorachi Berliner, da Perro Libre, Purple Rain, da Suricato Ales, e a Lógica Absurda, da Tupiniquim. Se você der sorte, ainda consegue achar uma Berliner Kindl, da Alemanha, em algum empório.

RockBird Umbu Berliner Weisse

3 – Saison

Estilo belga, da região da Valônia, as Saison eram cervejas feitas nos meses frios para serem servidas no verão. São cervejas muito aromáticas, com notas frutadas, em especial de frutas cítricas e condimentadas, puxadas para uma leve picância, em destaque. Refrescantes, secas e saborosas, podem ter um amargor final entre o médio e alto. Acidez não é incomum no estilo. Boa alternativas nacionais são a Saison à Trois, da Invicta com a 2Cabeças, Saison Apricot Tonight, da Bodebrown, e Canudos, da O Motim.

Invicta Saison

4 – Extra Special Bitter

Muitas vezes deixadas de lado, as Bitters são uma ótima pedida para espantar o calor. Originárias da Inglaterra, as Extra Special Bitters (ESB) têm o amargor em destaque, mas raramente agressivo, com uma boa base maltada com toques de caramelo, pão e biscoito. Exemplares brasileiros de qualidade não são tão comuns, mas algumas se destacam como a Dama ESB, e CascaHell, da Providência. Mas sempre dá para apostar em clássicos ingleses fáceis de achar por aqui, como a ESB, da Fuller’s. Ou, se você for fã de Iron Maiden, a Trooper 666.

CascaHell English Bitter

5 – American Wheat

Essas cervejas de trigo com pegada norte-americana são altamente refrescantes e saborosas. São cervejas de baixo teor alcoólico, que podem ser tanto douradas quanto levemente turvas devido ao trigo, que também contribui para o aroma, puxado para o grão ou pão. O lúpulo pode aparecer tanto no aroma quanto no paladar, com notas cítricas, florais e condimentadas, com amargor leve ou médio. Bons exemplos no Brasil são a Gynhattan, da Colombina, Mirage, da Labirinto, e 3 Lobos Exterminador de Trigo, da Backer.

Mirage American Wheat Ale

Categorias:cerveja, Cerveja artesanal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: