Bares próprios ajudam a divulgar cervejarias artesanais cariocas


Poucas coisas ajudam mais a conhecer uma cervejaria do que tomar uma de suas criações com os cervejeiros e cervejeiras responsáveis por elas, seja na própria fábrica ou em eventos. Outra alternativa são os bares próprios, ambientes que se nem sempre têm um dos responsáveis pelas cervejas in loco, em geral carregam as características principais da marca. Para as cervejarias ciganas esses espaços podem ser estratégicos, pois se tornam uma casa onde os fãs sabem que podem encontrar seus produtos, e ajudam a divulgar para quem ainda não os conhecem.

No Rio de Janeiro o bairro de Botafogo tem se destacado por abrigar algumas dessas casas. Conheça alguns desses ambientes e o que levou as cervejarias a fixar um QG na cidade:

Estação 2Cabeças

Estação 2Cabeças une bar, growler station e escritório – Crédito: Filipe Limas/Um Pint de Quê?

ESTAÇÃO 2CABEÇAS

A cervejaria cigana 2Cabeças foi a que lançou mais recentemente uma casa própria no Rio, batizada como Estação 2Cabeças. Inaugurada em setembro de 2017, o local serve tanto como um bar e growler station, espaço para venda de produtos como bonés, camisetas, chaveiros e copos, quanto como escritório. “Como cervejaria cigana a gente não tem uma fábrica, um lugar onde o público possa nos visitar. A gente sempre sentiu essa carência”, explica Bernardo Couto, sócio da cervejaria.

O desejo de ter um ambiente próprio tanto para trabalho quanto para a exposição da marca já era antigo, mas de acordo com Maíra Kimura, também sócia da 2Cabeças, levou um tempo até achar um espaço que se encaixasse na proposta. O local escolhido, em Botafogo, próximo de outros bares de cervejarias e tem a descontração da cervejaria. “A marca tem essa vibe, não é uma coisa muito fechadinha, nossas coisas são meio assim, descontraídas mesmo. Acho que um bar que tivesse a nossa cara teria que ter essa vibe também”, comenta.

Além de atrair o público que já curte a 2Cabeças, a Estação também pode ser um atrativo para o consumidor que nunca experimentou. “ O cara que mora aqui por perto, que passa aqui, conhece a nossa marca. Passa aqui, entra aqui pra conhecer o lugar e vai acabar consumindo uma cerveja, é diferente do cara que vai num bar qualquer que tem outras opções”, diz Bernardo.

A Estação 2Cabeças fica na Rua General Polidoro, 168 Loja B, e abre de segunda a sábado às 16 horas, com funcionamento até 22 horas nas segundas e terças, e até 23 horas nos demais dias.

HOCUS POCUS DNA

Hocus Pocus DNA

Hocus Pocus DNA foi um dos primeiros bares de ciganas do Rio – Crédito: Filipe Limas/Um Pint de Quê?

Uma das primeiras ciganas cariocas a abrir um bar próprio em Botafogo foi a Hocus Pocus, que inaugurou o Hocus Pocus DNA em 2016. O objetivo, segundo Pedro Henrique Butelli, um dos fundadores da marca, é que o público tenha a melhor experiência para consumir suas cervejas.

Ele explica que a cervejaria tem todo um cuidado ao criar as receitas, produzir com um controle de qualidade adequado e fazer o transporte correto, e no bar é possível manter o padrão do produto também no serviço. “Isso vai até questões mais sutis como a iluminação e a trilha sonora do local. O nome já diz nossa intenção com o DNA: ele é o lugar que guarda, preserva e passa adiante a personalidade da Hocus Pocus.

Como um dos primeiros bares de cervejarias a abrir na região, Pedro acredita que o DNA ajudou na fomentação do polo cervejeiro de Botafogo. Para ele, isso mostra a força da cerveja artesanal hoje na cidade. “Mostra que a cerveja artesanal hoje já tem força suficiente para se sustentar economicamente, e a circulação de pessoas por esse novo polo ajuda a difundir nossa cultura”.

O Hocus Pocus DNA fica na Rua Dezenove de Fevereiro, 186, e abre às 18 horas de segunda a sábado. De terça a quarta ele funciona até meia-noite e nos demais dias até 2 da manhã.

Brewsil_fachada_crédito Patrick Sister (1) bx

Brewsil oferece experiência completa da marca – Crédito: Patrick Sister

BREWSIL

Para a cervejaria Brewsil, que tem seu bar ao lado do DNA, a intenção foi entregar ao consumidor uma experiência completa que não era possível na época em que usavam apenas um tuk tuk em eventos. O CEO da cervejaria, Lucca Soraggi, explica que no espaço é possível juntar a cerveja com mais conforto, uma trilha sonora agradável e até harmonizações. “Acho que o bar é uma vitrine pra sua marca. Independente de como se posicione no bar, para a Brewil é mais que uma vitrine, é uma entrega de uma experiência”, diz.

O Brewsil fica na Rua Dezenove de Fevereiro, 188, e abre de terça a sábado das 18h à 1 hora, e domingo das 15 às 23 horas.

Outros bares de cervejarias no Rio:

– Noi Gastronomia: A cervejaria Noi, de Niterói, tem um já conhecido espaço no Leblon, rio de Janeiro. Localizado na Rua Conde de Bernadotte, 26, o Noi Gastronomia conta com torneiras de chopes da Noi, petiscos e pratos.

– Bar Antuérpia: A cervejaria mineira Antuérpia também tem casa própria no Rio. O Bar Antuérpia fica na Avenida Ataulfo de Paiva, 1079, no Leblon, com 12 torneiras de chope, drinks e culinária. Funciona de terça a domingo a partir das 17 horas, sendo que domingo, terça e quarta fecha 1 hora e nos demais dias às 2 horas.

– Fort Mohave: O bar da cervejaria Mohave fica junto aos bares da Hocus Pocus e da Brewsil, na Rua Dezenove de Fevereiro, 190, em Botafogo. Aberto de segunda a sexta das 11h30 à 1 hora e aos sábados das 18h à 1 hora, ele oferece cervejas e gastronomia ao público.

Categorias:Beba local, Cerveja artesanal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: