Stout Day: confira 10 cervejas brasileiras para comemorar


Não interessa se é uma clássica Dry Stout ou uma intensa e complexa Russian Imperial Stout, hoje é dia de encher o copo e comemorar. O Stout Day, celebrado na primeira quinta-feira de novembro, homenageia o estilo clássico britânico e suas subdivisões, que ganharam o mundo e variam desde cervejas secas e leves até as mais licorosas e pesadas.

Confira uma lista de 10 Stouts brasileiras para comemorar hoje:

Dubhlinn – Uma das melhores Dry Stouts brasileiras, essa cerveja d’O Motim é uma ótima pedida para a celebração. Com 4,3% de ABV é seca, leve, com notas de torra, como pede o estilo.

Cirilo Coffee Stout – A Cirilo é uma explosão de café da gaúcha Seasons. As notas de torra já comuns ao estilo ganham mais intensidade com a adição de café. Ela tem 6,8% de ABV.

Oatmeal “Avéia” Stout – Outra gaúcha que merece entrar na lista é a Avéia, da Maniba. Oatmeal Stout com 6% de ABV, é cremosa com toques de café e chocolate.

Petroleum – A Russian Imperial Stout da paranaense DUM é hors concours, já um clássico brasileiro. Com 12% de ABV, licorosa e complexa, tem tudo o que uma grande RIS precisa.

DarkMoon – Uma Extra Stout com nibs de cacau e 6,2% de ABV, essa cerveja da Pratinha, de Ribeirão Preto, é uma joia difícil de se conseguir fora da cidade, mas vale cada gole.

Black Anthrax – A Black Anthrax, da Quatro Graus, está em sua segunda edição comercial com nada mais, nada menos, que 17,5% de ABV e muito aroma de baunilha, café e madeira.

Manjar Negro – Imagine um doce de chocolate amargo com coco, cremoso e intenso. É mais ou menos isso que você encontrará na garrafa dessa Imperial Stout da Tupiniquim.

Carvoeira – Uma RIS “levinha”, com só 9,5% de ABV, a Carvoeira, da catarinense Lohn Bier tem chamado atenção em vários festivais graças as suas notas de chocolate, café e cremosidade.

Rio de Colônia – Uma carioca, 2Cabeças, e uma alemã, Freigeist, pitanga e flor de sal, numa Stout de 6% de ABV equilibrada e saborosa.

Orfeu Negro – Pra arrematar, outra grande RIS. A Orfeu Negro, da paulista Dogma, tem 12% de ABV, com aromas de café e chocolate na cara.

Categorias:Cerveja artesanal, Stout Day

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: