Dicionário: conheça 5 termos usados no mundo da cerveja


O mundo da cerveja está cheio de termos próprios, muitos deles conhecidos por quem já está familiarizado. Mas para quem ainda está no início de sua caminhada por esse vasto campo, algumas palavras ou siglas podem despertar dúvidas.

Aqui mesmo no blog há posts que usam diversos desses termos. Então resolvi fazer um pequeno dicionário com cinco dos mais comuns, o que já ajuda bastante na hora de decifrar o que eles querem dizer quando aparecem em rótulos de cervejas, em textos ou em rodas de conversa sobre a bebida.

1 – ABV – É a abreviatura para Alcohol by Volume, aquilo que conhecemos como teor alcoólico. Tornou-se comum em rótulos de cervejas artesanais e no meio cervejeiro usar esta sigla para dizer o quão alcoólica é uma cerveja.

2 – IBU – Outra sigla do inglês, significa International Bitterness Unit, a Unidade Internacional de Amargor, usada, como o nome diz, para mensurar quanto de amargor de lúpulo uma cerveja tem – ou seja, não entra nessa conta o amargor de maltes torrados, por exemplo. O IBU pode variar bastante, geralmente entre 5 e 120. O curioso é que valores muito altos são, muitas vezes, uma questão de marketing, pois nosso paladar passa a não distinguir a diferença.

3 – Drinkability – É algo como “bebilidade”, ou, o quão “bebível” é uma cerveja. Uma cerveja com alta drinkability é aquela que a pessoa consegue beber fácil, em maiores quantidades, enquanto as de baixa drinkability são as mais pesadas.

4 – Off-Flavor – São defeitos em cervejas, os aromas e sabores indesejados na bebida. Alguns são mais comuns, como Diacetil (aroma ou sabor de manteiga), Metálico, Papelão, DMS (vegetais cozidos) e Lightstruck (cheiro de gambá, comum em cervejas de garrafas claras), entre outros.

5 – Dry hopping – O termo é o nome de uma técnica de adição do lúpulo na cerveja durante a fermentação ou maturação. Feito nessa etapa, com a bebida fria, tem como objetivo extrair os óleos essenciais que vão garantir mais aroma para a cerveja. É muito comum em estilos onde o lúpulo é a estrela, como as India Pale Ales, mas pode ser usado em diversos outros.

Categorias:Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: