Cerveja com lactose: conheça um pouco sobre elas


Já dizia o ditado: o ser humano é o único animal que bebe cerveja com lactose. Tá, não é bem isso, mas as cervejas com lactose estão por aí há alguns séculos, e são deliciosas. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

A lactose, que é o açúcar do leite, é usada pra fazer cerveja há pelo menos dois séculos, e iniciou com as Stouts inglesas, entre os séculos XVIII e XIX. Foi daí que nasceram as Milk Stouts, que hoje são também chamadas de Sweet Stouts. E para que serve esse ingrediente na cerveja? Por ser um açúcar não fermentável, a lactose adiciona dulçor, corpo e cremosidade na bebida.

Mas não é apenas nas Sweet Stouts que ela é usada. Um exemplo recente de cerveja com lactose é a Milky Way IPA, da carioca Three Monkeys. Com uma base de New England IPA, as novas queridinhas do meio artesanal, essa cerveja ganha um “twist” ao receber tanto o açúcar quanto baunilha. Com textura cremosa, dulçor pronunciado e um aroma incrível, lembra algumas sobremesas. Outra cerveja nacional lançada esse ano onde a lactose está presente é a Milky Brown Ale Teta, da paulista Urbana.

Bebida Alcoólica Mista

Caso você já tenha bebido esses dois rótulos nacionais deve ter percebido que nas suas latas elas estão classificadas como Bebida Alcoólica Mista, e não como cerveja. Isso acontece por uma questão legal brasileira. Se você pegar a lei que regulamenta a produção de bebidas no país (clique aqui para ler), vai notar que os produtos de origem animal não estão inclusos para cervejas.

Bem, talvez você tenha pensado que faz sentido, afinal, a base da cerveja é água, malte, lúpulo e levedura. É, mas isso causa uma confusão quando se leva em conta que em outros lugares com muito mais tradição cervejeira os insumos animais não são um problema. Tanto que nas lojas, bares e empórios cervejeiros é possível encontrar garrafas importadas produzidas com esses mesmos ingredientes. Já para as brasileiras, a única forma é registrar esses produtos no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) como Bebida Alcoólica Mista.

Daí no fundo aquilo que era para ser uma proteção para a produção e para o consumidor vira apenas um mecanismo limitante, que faz pouco sentido, ainda mais em um mercado como o artesanal, no qual a inventividade faz toda a diferença.

Confira algumas cervejas com lactose que você pode encontrar no Brasil:

1 – Mikkeller Milk Stout: Essa cerveja da dinamarquesa Mikkeller é relativamente fácil de encontrar em empórios e bares cervejeiros brasileiros, ela tem 6% de ABV. Tem toques de café e toffee caramelo, além de chocolate.

lacto 4

2 – Stone Coffee Milk Stout: Também vendida por aqui, essa Stone é uma Sweet Stout com 5% de ABV que leva além da lactose, café, que dá as caras com um aroma intenso. A torra com o dulçor, mais a cremosidade, fazem uma combinação perfeita nessa cerveja.

lacto2

3 – Omnipollo Julie Triple Mango Créme Brûlée Lassi: Essa cerveja da sueca Omnipollo com um nome gigante é uma Gose, estilo caracterizado pela acidez e o sabor salgado. Ela é inspirada na bebida indiana lassi e leva manga e lactose, numa mistura que parece estranha, mas fica muito boa. A Cerveja tem 7% de ABV.

4 – Omnipollo e Buxton Lemon Meringue Pie: Essa Fruit Beer com 6% de ABV tem como destaque a acidez alta, graças ao uso de limão. Ela é feita em parceria pela Omnipollo e a inglesa Buxton.

5 – Urbana Teta Milky Brown Ale: Essa Brown Ale com 6,9% de ABV da paulista Urbana foi lançada no início do ano. Ela leva lactose, que adiciona um toque de dulçor numa cerveja com boas características maltadas, com toques de chocolate e café.

lacto 3

6 – Three Monkeys Milky Way IPA: Uma New England IPA com lactose e baunilha. Pode parecer estranho, mas o resultado é uma cerveja com equilíbrio entre dulçor e amargor, além de um aroma incrível, numa cerveja com 6,5% de ABV.

lacto 1

Categorias:Cerveja artesanal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: