Curso de marketing tem foco no mercado cervejeiro


Uma máxima que muitos cervejeiros conhecem é: “fazer cerveja é a parte fácil, difícil é vender”. E, quando alguém entra para esse mercado, que cresce a cada dia, tem que saber como fazer seu produto e sua marca se destacarem. E é aí que entra um bom trabalho de marketing, uma ferramenta cada vez mais importante para as cervejarias artesanais se posicionarem entre o público.

Foi com isso em mente que Érica Barbosa, formada e pós-graduada em Marketing, Sommelière de Cervejas e apaixonada pela bebida, resolveu criar o estúdio Marketing Cervejeiro, no Rio de Janeiro. “Acho que o marketing é fundamental para qualquer negócio, e dentro desse ramo (cerveja artesanal) é importante saber em que tipo de mídia investir, porque somos pequenos diante da grande indústria cervejeira”, analisa.

Érica destaca a importância do bom uso de estratégias de marketing modernas pelas cervejarias artesanais, para que possam fazer render o pouco dinheiro que dispõem para isso. “Não tem muito dinheiro, mas tem que ter um bom rótulo, um bom trabalho de mídias, boa assessoria de imprensa”, exemplifica.

Conceito e prática

No curso de Marketing Cervejeiro, que chega a sua segunda edição no Rio de Janeiro, já teve turma em Porto Alegre e tem inscrições abertas também em Ribeirão Preto, os diversos módulos trabalham áreas como história da cerveja, mercado cervejeiro, conceitos de marketing, planejamento, publicidade, assessoria de imprensa e inovação. Esse, inclusive, é um dos focos. “O curso é bastante focado no marketing digital, em inovação”. Ao longo das aulas não são transmitidos apenas conceitos, mas também são usados casos reais.

As mudanças que o marketing sofreu também são abordadas no curso, que usa tanto bons quanto maus exemplos. “Mostra a evolução do marketing ao longo do tempo, não só das pequenas cervejarias, mas também das grandes, como se reposicionaram”, diz.

Erros comuns

Entre os erros mais comuns cometidos por cervejarias, Érica destaca alguns: posicionamento inadequado de marca, postura machista, má escolha de eventos, rótulos inadequados, sem apelo, pouca produção de materiais promocionais para enviar para as distribuidoras e pontos de venda, falta de treinamento de equipe de vendas e garçons, e a falta de atenção com as redes sociais. Deslizes como deixar uma mídia social abandonada, sem postagens, ou não responder aos consumidores, não interagir em redes como o Untappd, são alguns dos mais comuns.

Érica ressalta que no novo marketing o consumidor tem um papel fundamental, é tratado como uma pessoa com coração e espírito, com produtos cada vez mais personalizados. Não basta mais apenas fazer propaganda, é necessário produzir conteúdo relevante para o público. O objetivo do curso é dar essas ferramentas para os profissionais do mercado cervejeiro, através de atividades práticas que não apenas são a avaliação dos alunos, mas também uma ferramenta para seus negócios. “Eles saem com um plano de marketing pronto”, comenta.

Confira mais detalhes das turmas abertas:

Rio de Janeiro

Quando: de 21 a 31 de agosto, das 9 às 16 horas (exceto dia 31, das 9 às 12 horas)
Carga horária: 45 horas

Inscrições: até 18 de agosto, através do site http://www.marketingcervejeiro.com.br

Onde: CDPV Centro de Eventos (Av. Rio Branco, 81 / 7º andar – Centro)

Ribeirão Preto

Quando: de 6 a 11 de novembro, 2ª a 6ª das 8 às 17 horas e sábado das 8 às 13 horas

Carga horária: 45 horas

Onde: Flat Bassano Vaccarini (Rua Barão do Amazonas, 788 – Centro)

Inscrições: através do site http://www.marketingcervejeiro.com.br

Professores

Érica Barbosa – Érica é formada em Marketing e pós-graduada em Marketing Digital pela ESPM, com formação executiva em Gestão Estratégica da Inovação pela FGV e Programa de Desenvolvimento do Harvard Business Review. Apaixonada por cerveja, se formou na 1ª turma de Sommelier de Cervejas pela Escola Superior de Cerveja e Malte – Blumenau, certificada pela Doemens Akademie. Conta ainda com cursos de Harmonização, Produção Caseira, Análise Sensorial, Negócios Cervejeiros e Bartender. Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas especiais do Rio e hoje é Gestora de Inbound Marketing do e-commerce The Beer Planet e proprietária do estúdio, onde realiza consultoria e coordena o curso de Marketing de Cerveja. Érica ministra aulas nas turmas do Rio e Ribeirão Preto.

Turma do Rio de Janeiro

José Padilha – Um dos pioneiros do mercado cervejeiro carioca, é Sommelier de Cerveja formado pela 1ª turma da Doemens Akademie no Brasil e publicitário pela PUC, com 30 anos de experiência em propaganda. Hoje é sócio-diretor do The Beer Planet, consultor dos supermercados Zona Sul e da distribuidora Premium Brands, professor de Harmonização da Escola Superior de Cerveja e Malte, jurado internacional de cervejas e colunista da Revista Gula e da Rádio Band News.
Participação: disciplinas de Introdução ao Universo da Cerveja, Publicidade e Concursos Cervejeiros.

Taiga Cazarine – Jornalista, Sommelière pela Escola Superior de Cerveja e Malte / Doemens Akademie, Mestre em Estilos pelo ICB e Tecnóloga em Produção de Cerveja pelo SENAI. Acumula a experiência de 10 anos no jornalismo, sendo os 4 últimos dedicados ao ramo cervejeiro. Foi idealizadora do programa Cerveja de Conteúdo da rádio CBN em Ribeirão Preto, docente do SENAC, gerente no São Paulo Tap House, curadora do app corporativo Beer Lovers da Ambev e hoje é Beer Huntress do e-commerce WBeer.
Participação: disciplinas de Mercado Cervejeiro e Jornalismo.

Bento Ferreira – Publicitário, especialista em Marketing Digital, Homebrewer e Sommelier pelo Instituto da Cerveja e Academia Barbante, certificado pela Doemens Akademie. Trabalha com comunicação social há mais de 10 anos, sendo os 5 últimos com foco em criação de rótulos para cervejas artesanais. Hoje é sócio proprietário da Agência Alvo e professor na Escola da Cerveja, ambos em Porto Alegre – RS, além de palestrante e colunista da Revista Beer Art.
Participação: disciplina de Criação de Rótulos de Cerveja.

Turma de Ribeirão Preto

Amanda Henriques – Editora do blog Maria Cevada, um dos principais portais cervejeiros do Brasil. É jornalista pela UFF com MBA em Marketing pela FGV e especialização em Marketing Digital pela ESPM, além de sommelière pelo Instituto da Cerveja do Brasil. Acumula a experiência de 9 anos em comunicação na Globosat, sendo hoje responsável pela área digital dos Canais Adultos. Em paralelo, produz conteúdo cervejeiro desde 2013 através do seu blog, mídias sociais e YouTube.
Participação: disciplinas de Marketing Digital (Blogs, Influenciadores, YouTube Marketing e Otimização para o Google).

Rafa Moschetta – Formado em Desenho Industrial, pós-graduado em Marketing pela ESPM e Sommelier de Cerveja certificado pela Doemens. Ingressou no mercado cervejeiro em 2011, quando atuou como Gestor de Marketing da Cervejaria Colorado por cerca de 3 anos. Hoje é proprietário da cervejaria Weird Barrel Brewing Co. e da Academia de Ideias Cervejeiras, estúdio de consultoria para cervejarias a qual promove os eventos IPA Day em Ribeirão Preto e A Pint With The Queen, em São Paulo.
Participação: disciplinas de Organização de Eventos e Concursos Cervejeiros.

Bia Amorim – Sommelière de Cervejas certificada pela Doemens e formada em Hotelaria, com pós em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação. Trabalha na área gastronômica desde 2001, e atuou como Gestora de Marketing da Cervejaria Colorado. Possui experiência como professora em faculdade de Gastronomia e pelo Science of Beer, e hoje é fundadora da revista Farofa Magazine e da agência Por Obséquio. Também atua como guia etílica, palestrante e colunista da Mixology News e Papo de Homem.
Participação: disciplina de Administração de Negócios Gastronômicos.

Foto: Marcio Valva

Categorias:Cursos cervejeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: