10 cervejas com frutas brasileiras para conhecer


Cervejas com frutas brasileiras não são uma novidade no meio artesanal, mas estão cada vez mais em voga nos empórios e bares especializados graças a cervejarias que apostam nessa mistura. De ácidas e refrescantes a cervejas complexas e intensas, diversos estilos têm recebido esse toque de brasilidade com ótimos resultados. E pra facilitar a sua busca, fizemos uma lista com cinco rótulos para conferir essa mistura.

1 – Umbu Brasilien Weisse, da RockBird: A cervejaria carioca é especialista em fazer cervejas ácidas e um de seus rótulos emblemáticos é essa Berliner Weisse com adição de Umbu. Leve, refrescante, com acidez na medida que o estilo pede, ela ganha mais sabor com o uso de polpa da fruta, que fica sutil, mas perceptível, no aroma e sabor dessa cerveja que já foi até premiada. Vale também conhecer a sua irmã mais nova, que leva taperebá.

2 – Saison de Caju, da Tupiniquim: Essa cerveja feita pela gaúcha Tupiniquim em parceria com a norte-americana Stillwater pega a base do estilo clássico belga, com o uso de leveduras Brettanomyces e acrescenta um pouco de Brasil com o caju, além de manga. O resultado é uma cerveja ácida, frutada e condimentada, mas também refrescante.

3 – Baca, da Coruja: Uma Amber Lager de respeito, a Baca, da gaúcha Coruja, recebe um toque brasileiro com a adição de pitangas. A cerveja se destaca pelo maltado já esperado do estilo, com caramelo em destaque. A fruta entra para dar um leve diferencial e acrescenta um toque de leve acidez.

4 – Witbier Taperebá, da Amazon Beer: Witbiers já são cervejas refrescantes por natureza, e essa da Amazon Beer não é diferente. Aos aromas condimentados tradicionais do estilo é adicionado o frutado do taperebá, fruta que muitos conhecem como cajá, que ainda acrescenta uma acidez interessante para esse rótulo.

5 – Sour Me Not Acerola, da Way Beer: Pra quem gosta de cervejas com acidez em destaque, essa aqui é altamente recomendada. Além da base de uma Sour Ale essa cerveja da série Sour Me Not da paranaense Way ainda recebe a acerola, fruta que carrega mais ainda esse sabor. O resultado é uma cerveja frutada, mas que torce a língua dos menos acostumados.

6 – Cocada Preta, da Bier Hoff: O nome já da uma bela pista do que se vai encontrar nessa Porter da Bier Hoff. A cerveja tem adição de coco queimado, que aumenta o seu dulçor, e cacau, que combinam bem com a torra do malte e a fazem parecer com a sobremesa típica brasileira.

7 – Cacau IPA, da Bodebrown: Quem disse que cacau só pode ir em Stout e Porter? A Cacau IPA, parceria da Bodebrown com a norte-americana Stone Brewing, tá aí pra mostrar que na IPA ele pode cair muito bem. Com uso de nibs de cacau, é uma cerveja que apresenta equilíbrio entre o dulçor do malte, o amargor do lúpulo e o fruto brasileiro.

8 – DarkMoon, da Pratinha: Bem, mas numa Extra Stout o fruto também cai como uma luva. A DarkMoon é uma preciosidade da nano cervejaria Pratinha, de Ribeirão Preto, que une a potência do estilo britânico com doses consideráveis de cacau baiano, em uma cerveja muito aromática e saborosa.

9 – Rio de Colônia, da 2Cabeças: Pitanga de novo? Sim, pitanga de novo. Essa Stout produzida pela 2Cabeças em parceria com a alemã Freigeist Bierkultur, leva tanto o fruto brasileiro quanto flor de sal na receita. O resultado é uma cerveja que mescla um leve dulçor com um leve salgado que deixa água na boca pra mais um gole.

10 – Cupuaçu Sour, da Morada Cia Etílica: Mais uma Sour pra terminar, essa cerveja é uma parceria da curitibana Morada com a norte-americana Stillwater. Essa Berliner Weisse é bastante aromática e ácida, tanto pelo que pede tradicionalmente o estilo quanto pela adição da fruta brasileira, se destaca no aroma e em seu sabor marcante.

Categorias:Cerveja artesanal, Cervejas brasileiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: