IPA Day: 10 cervejas nacionais para celebrar a data


Hoje é dia de encher o copo de amargor e comemorar um dos estilos mais consumidos pelos cervejeiros, a India Pale Ale. O International IPA Day, criado em 2011 nos Estados Unidos, é uma celebração a cerveja artesanal e as IPAs, cervejas onde o lúpulo é o destaque, cheias de aromas e sabores marcantes.

Oficialmente a comemoração acontece todos os anos na primeira quinta-feira de agosto, mas ao longo do mês é comum ocorrerem diversas atividades em bares que remetem ao estilo. Aqui no Brasil o IPA Day mais conhecido rola anualmente em Ribeirão Preto, mas em novembro.

E para celebrar essa cerveja que nasceu na Inglaterra, foi ressuscitado nos Estados Unidos e conquistou o mundo, nada melhor do que abrir uma boa IPA. Então segue mais uma lista, dessa vez com 10 boas representantes nacionais do estilo:

Invicta 1000 IBU – Uma das mais emblemáticas Imperial IPAs nacionais, a 1000 IBU da Invicta tem, na verdade, 85 IBUs (Unidade Internacional de Amargor), e 8% de ABV. E apesar da porrada de amargor que ela traz, é também uma cerveja aromática, com destaque para o herbal.

Bodebrown Perigosa IPA – Primeira Imperial IPA comercial brasileira, a Perigosa, da Bodebrown, segue como referência do estilo no país. Com 9,2% de ABV e 100 IBU, é uma cerveja de amargor intenso, mas equilibrada pelo dulçor e caramelado do malte, com boas doses de aromas herbais e cítricos.

Maniba Black “Metal” IPA – Black IPA nacional de respeito, a Black “Metal” IPA, da Maniba, tem 70 IBU e 7,2% de ABV. Notas de torra, chocolate e café do malte se unem ao herbal e cítrico do lúpulo, em uma cerveja potente, mas de boa drinkability.

Capapreta Melon Collie IPA – Essa cerveja da Capapreta é uma ótima pedida para quem gosta de uma clássica American IPA. A Melon Collie tem 50 IBU e 6,5% de ABV, e se destaca pelo aroma de frutas como melão e um agradável herbal, e tem um amargor de início pronunciado e elegante.

O Motim 18 do Forte – Fácil de beber e com muito aroma e sabor, a 18 do Forte, do Motim, é uma Rye IPA de bom custo-benefício com 58 IBU e 6,3% de ABV. Cítrica, com aromas de frutas e pinho, e um toque condimentado. O malte de centeio usado na receita também garante uma cerveja aveludada na boca.

Gauden Bier Pagan India Pale Ale – Uma boa versão nacional das English IPAs é a Pagan, da Gauden Bier. Com 52 IBU e 7,1% de ABV, essa cerveja se destaca pela boa presença do malte, e conta com aromas que remetem ao terroso, herbal e floral.

2Cabeças Maracujipa – A 2Cabeças poderia ser citada aqui pela Hi5, uma das primeiras Black IPAs nacionais, mas também vale lembrar da American IPA Maracujipa. Como o nome já diz, essa cerveja de 75 IBU e 6,8% de ABV leva maracujá na receita, o que acentua os aromas da fruta.

Seasons Moosaic Double IPA – Essa Double IPA da Seasons consegue mesclar o amargor característico do estilo (ela tem 72 IBU) com uma drinkability surpreendente. A aroma de mel é o destaque da cerveja, que leva mel de laranjeira na receita, e combina muito bem com a citricidade do lúpulo.

Tupiniquim Lost In Translation IPA Brett – Misture aromas florais e herbais do lúpulo, com a complexidade e acidez das leveduras Brettanomyces, e você tem uma cerveja única. A Lost In Translation, American IPA produzida pela Tupiniquim em parceria com a Evil Twin, tem 40 IBU e 6,5% de ABV, e divide opiniões, mas vale ser conferida.

Three Monkeys Milky Way IPA – E por falar em IPA complexa, não da pra esquecer da Milky Way, da Three Monkeys. Com uma base de New England IPA, estilo em voga atualmente, bastante frutada e cítrica, essa cerveja de 60 IBU e 6,5% de ABV recebe ainda lactose e baunilha, que garantem cremosidade e um adocicado agradável para essa cerveja.

 

Categorias:Cerveja artesanal, Cervejas brasileiras, IPA Day

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: