Dia da Cerveja Brasileira é comemorado hoje


Hoje é dia de abrir uma cerveja brasileira e celebrar. Em 5 de junho é comemorado o Dia da Cerveja Brasileira, instituído nessa data como uma homenagem ao aniversário do cervejeiro Rupprecht Loeffler, falecido em 2011 com 93 anos, que até o fim da vida se dedicou a Cervejaria Canoinhense, de Canoinhas, Santa Catarina.

A Canoinhense foi fundada em 1908 e comprada pelo pai de Loeffler na década de 1920. A Canoinhense é tida como a mais antiga cervejaria artesanal brasileira, e manteve ao longo das décadas os antigos métodos de produção da bebida.

O Dia da Cerveja Brasileira foi uma bela iniciativa do grupo Blogueiros Brasileiros de Cerveja, que reúne diversos produtores de conteúdo cervejeiro.

E para celebrar essa data, nada melhor do que escolher uma bela cerveja artesanal brasileira. Confira cinco sugestões:

– Cupulate Porter – Essa cerveja produzida pela paraense Amazon Beer em parceria com a Bodebrown e a DeBora é uma bela Porter que leva em sua receita o chocolate feito com as sementes do Cupuaçu, fruta típica da Amazônia.

– Taperebá Brasilien Weisse – Mais uma cerveja da série de Sours da carioca RockBird, essa leva na receita a fruta Taperebá, que combina com a acidez do estilo Berliner Weisse.

– Rio de Colônia – Mais uma carioca, a Rio de Colônia é uma Stout produzida pela 2Cabeças e nasceu de uma colaboração com a alemã Freigeist Bierkultur. Na receita ela leva flor de sal e pitanga, fruta típica brasileira da mata Atlântica.

– Amburana Lager – As madeiras brasileiras também brilham nas cervejas do país. Um belo exemplo é a Amburana Lager, da paranaense Way Beer. Potente, essa Dark Lager passa por maturação em barris de Amburana, o que confere agradáveis notas amadeiradas a bebida.

– Cirilo Coffee Stout – A gaúcha Seasons é a responsável por uma das mais celebradas Coffe Stouts brasileiras, a Cirilo. A cerveja tem notas intensas de torra, com café predominante. Na receita é adicionado café do cerrado mineiro.

Categorias:Cerveja artesanal, Cervejas brasileiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: