Barco procura a Brazilian IPA no 6º BeerMatch


Dar poder ao cervejeiro caseiro de criar e ao consumidor de cerveja de escolher o que ele quer em seu copo foi a base da criação da Barco Brewers, do Rio Grande do Sul, em 2012. Assim surgiu o BeerMatch, idealizado pelo fundador da Barco, Bruno Schwinn, que leva a sério o lema da cervejaria, Anyone Can Brew. Em 2017 chega a sua 6ª edição e pela primeira vez sai de Porto Alegre, vai para o Rio de Janeiro, e tem uma missão ousada: descobrir o que é uma Brazilian IPA. Já reunidos em terras cariocas para a primeira etapa da seleção, que ocorre no sábado, dia 3 de junho no Brewteco da Barra, três sócios da Barco contaram um pouco mais sobre o projeto.

“O BeerMatch é o que nós somos, é a nossa alma”, explica Renan Villela, sócio e gestor de produto da Barco. Para quem ainda não conhece, o evento realizado pela cervejaria reúne cervejeiros caseiros que são desafiados a bolar uma nova receita, e consumidores que irão escolher o futuro rótulo que a cervejaria irá produzir. E daí já saíram cervejas premiadas, como a Doppelbock Viúva Negra, e o carro-chefe da cervejaria, a American Pale Ale San Diego.

Esse ano o projeto jogou um desafio grande para os caseiros, criar uma Brazilian IPA. Mas o que é uma IPA com a cara do Brasil? Essa resposta virá de mais de 90 amostras enviadas pelas dezenas de inscritos no BeerMatch, um recorde para o evento, que em pouco mais de 1 hora de inscrições abertas teve 130 cervejeiros cadastrados. E o que se espera são cervejas fora do lugar comum, seja com o uso dos ingredientes básicos da bebida, ou com adição de frutas e outros insumos tipicamente nacionais, segundo Christian Piva, sócio e gestor de marketing.

Criatividade carioca

Para essa edição uma das mudanças foi o local, que saiu da capital gaúcha e foi para o Rio de Janeiro. E isso não aconteceu à toa. O primeiro motivo foi a vontade agradecer a forma como a Barco foi acolhida na cidade desde seu primeiro Mondial de la Bière, em 2013. Em segundo lugar, a criatividade dos cervejeiros cariocas pesou muito. “A massa cinzenta do cervejeiro caseiro carioca é muito foda”, se empolga Christian.

É ancorada nisso que a Barco espera encontrar a resposta para o que é uma Brazilian IPA. “O objetivo é que quando eu beber, feche os olhos e pense: ‘Isso aqui é Brasil’”, explica Eduardo Reis, sócio e gestor comercial. E, quem sabe, dar um novo passo para algo que há muito se discute: a criação de uma escola cervejeira brasileira. “Brazilian IPA é um negócio que não existe. Uma escola própria (o Brasil) tem potencial para desenvolver”, diz Renan.

Como será a seleção

As inscrições para o 6º BeerMatch ocorreram em março e até essa semana os cervejeiros cariocas enviaram suas amostras para a competição. No sábado, dia 3 de junho, rola a primeira etapa de seleção. Nesse evento, fechado para convidados como sommeliers, cervejeiros e formadores de opinião, serão analisadas todas as cervejas encaminhadas. Dessas, seis serão escolhidas para a grande final, dia 5 de agosto. Aí sim, em evento aberto para cerca de 150 pessoas, será a vez do consumidor dar sua opinião e escolher a Brazilian IPA que será produzida na cervejaria.

Tudo isso acontecerá no Brewteco da Barra da Tijuca, que também foi escolhido a dedo. “O Brewteco resume a nossa pegada. É um boteco de cerveja artesanal sem compromisso, onde tu bebe de pé comendo um ovo de codorna”, resume Christian. O lançamento da cerveja vencedora em chope também já está agendado, e acontecerá no próximo Mondial de la Bière Rio, que esse ano será de 11 a 15 de outubro.

O que já saiu do BeerMatch:

– 1ª edição: Kings & Queens – Strong Pale Ale

– 2ª edição: Hot Lager – Pilsen com Pimenta

– 3ª edição – Viúva Negra – Doppelbock

– 4ª edição – Folk – Double Amber Ale

– 5ª edição – San Diego – American Pale Ale

Premiação:

1º Lugar:

– Nome + assinatura no rótulo da cerveja

– R$ 1.000,00

– 10 caixas da sua cerveja campeã

– Participação na criação do nome + estratégia comercial da cerveja

– Passagem + hospedagem para acompanhar a primeira brassagem na cervejaria.

LOCAL: Forquilhinha, SC.

2º Lugar

– Barril de 30 litros de uma cerveja da Barco para curtir com os amigos e familiares

3º Lugar

– 3 caixas de qualquer cerveja da Barco.

Imagem: Reprodução/Barco

 

Categorias:Notícias

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