Bora falar de Mondial de la Bière? Boooora


mondial 1A terceira edição do Mondial de la Bière no Rio terminou nesse domingo e resolvi fazer um resumão bem simples de como foi o evento. Estive no Cais Mauá no sábado e na abertura, quinta-feira, então deu pra ver dois ambientes totalmente diferentes. Vamos lá:

Cervejas

Vamos começar pelo que mais interessa em um festival de cerveja: a cerveja, lógico. E no Mondial havia em profusão. O grande destaque foi ver em um só lugar o crescimento das micros e artesanais. Além de marcas já consagradas como Bodebrown, Tupiniquim, Invicta e Seasons, nomes novos e promissores como a Mea Culpa, Oceânica, Japas Cervejaria e outras mostraram qualidade. Quem acompanha o setor já percebe que os lançamentos não param, mas no evento muitas delas – especialmente do Rio – estavam juntas, o que ajuda a dimensionar o quanto esse mercado cresce.

Além das locais, outro ponto positivo foi o Petit Pub, com muitos rótulos estrangeiros que raramente chegam ao Brasil. Mas o local também teve seus problemas. O primeiro foram os preços, em alguns casos ofensivamente altos. Aqui podem haver várias justificativas, o mais provável a alta do dólar, mas assim mesmo alguns rótulos pareciam injustificáveis. Uma coisa que no primeiro dia não era possível comprar garrafas/latas nele para levar pra casa, o que felizmente foi corrigido para os demais dias.

Local

O Cais Mauá foi uma boa escolha para abrigar o evento. Em dias de sol o visual é lindo, e há bastante espaço. Claro, em determinados horários, do meio da tarde até por volta das 20 horas, os dois pavilhões ficaram bem cheios e a locomoção ficou mais complicada. Mas nada impeditivo. As filas nos estandes, apesar de grandes, eram rápidas até nas cervejarias mais movimentadas.

O grande problema, no entanto, foram os banheiros. Se para homens as filas enormes até passavam rápido, as mulheres sofreram. Acredito que pelas reclamações deva ter ficado de lição para o próximo ano a necessidade de serem criados mais banheiros femininos.

E a 4ª edição?

No geral o saldo do Mondial de la Bière 2015 foi positivo. Além das opções de cervejas de qualidade, é preciso também destacar a gastronomia, com opções diversas, e as palestras interessantes que a organização levou. Mas para o próximo ano seria legal pensar em algumas mudanças.

É provável que o local tenha que ser expandido para 2016, já que devem aparecer no cenário mais cervejarias. Além disso, seria bom a inclusão de outras marcas já conhecidas do cenário cervejeiro brasileiro que não estavam nesta edição. O copo é outro ponto que poderia ser melhorado. Sim, a qualidade do oferecido era boa, mas ele era ruim de carregar e muitas pessoas derrubaram os seus. Talvez uma solução seja disponibilizar um tipo de cordão para pendurá-lo ao pescoço, ou fazer canecas e cordão.

Outra sugestão para o próximo ano é sobre a Beer Boutique, um dos pontos mais decepcionantes do evento. Todos os rótulos comercializados são fáceis de encontrar em lojas e mercados, além de estarem com os mesmos preços. Seria muito mais interessante se comercializassem rótulos mais difíceis de achar, como os do Petit Pub.

Mas nada disso apaga o fato de que o Mondial de la Bière é um grande evento e uma oportunidade imperdível pra quem gosta de uma boa cerveja. Que venha novembro de 2016.

Pra fechar, seguem os rótulos vencedores do Mbeer Contest Brazil:

Medalha de Platina

Tupiniquim Monjolo BA Wiskey – Cervejaria Tupiniquim

Medalha de Ouro

Smoked Porter – Stone Brewing Co.

Tupiniquim Lost in Translation – Cervejaria Tupiniquim em colaboração com a Evil Twin Brewing

Laguna Doro – Juan Coloto – Dry Hop Distribuidora

Saint Bier Patada – Cervejaria Saint Bier

Niobium – Wäls – Cerveja Arte

Blend Tripel Montfort Chardonnay Barrel – Bodebrown

Beatus – Cervejaria Mistura Clássica

Dragon´s Milk – New Holland Brewing Company – USA

Atomga Cherry – Bodebrown

Penedon Suklaata – Penedon Brew Pub

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