Cerveja e engajamento social combinam?


Para a dinamarquesa Mikkeller, aparentemente, sim. E pra mim também, especialmente no campo das microcervejarias que pregam um rompimento com tudo o que cerca as empresas dominantes do mercado.

Esta semana, pela segunda vez em cerca de um mês, a Mikkeller demonstrou isso não só em posts como também ao peitar clientes e revendedores preconceituosos em seu Instagram. No mais recente episódio a empresa deu seu apoio aos refugiados com a frase “No one chooses to be a refugee” (Ninguém escolhe ser um refugiado) e a hashtag #welcomerefugees, abaixo de uma foto de garrafas da chili-porter Texas Ranger. Um norte-americano aparentemente dono de uma loja não gostou, criticou a cervejaria por ela supostamente ter comparado a situação dos imigrantes nos Estados Unidos com a dos refugiados na Europa e afirmou que não comercializaria mais bebidas da marca.

mikkeller

A resposta veio em dois novos posts, um dos quais a cervejaria simplesmente informa que não está nem um pouco preocupada em perder um revendedor racista. Ambos podem ser conferidos aqui e aqui. Isso acontece menos de um mês depois da Mikkeller defender sua posição pró-LGBT quando um homofóbico se manifestou contra a criação de uma cerveja especial para a Parada de Copenhague. Nas duas situações os consumidores saíram em defesa do posicionamento anti-homofobia e anti-racismo da Mikkeller.

Em um mercado ainda dominado por campanhas de marketing machistas e sexistas por parte das macro-cervejarias, é ótimo ver atitudes como as da Mikkeller. Se a ideia é destoar dos gigantes, nada mais sensato do que fazer isso não só na produção de bebidas diferenciadas, mas também na postura.

Categorias:Sem categoriaTags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: